24 de julho de 2009

A PROPOSTA - IMPERDÌVEL!

Ontem pela noite fui aos cinemas, imaginando ver Inimigos Públicos; mas aí descobri que só extréia sexta-feira. ¬¬ Daí resolvemos ver o que tinha no mesmo horário: A Proposta, que parecia ser uma comédia romântica como qualquer outra, com algumas poucoas cenas engraçadas, nada de impressionar ninguém, água com açúcar. E esse foi meu erro: não prestar atenção no elenco de peso que protagoniza o filme: a bela e completamente competente em fazer comédia Sandra Bullock, e o não tão famoso e não tão bem atuante - mas não menos merecedor de elogios pelo longa - Ryan Reynolds.

No filme, Sandra é uma chefe tão infernal que, quando circula pelo escritório da editora de livros em que é editora-chefe, os funcionários vão avisando uns aos outros sobre seus movimentos: ser flagrado distraído é garantia de humilhação pública. Margaret Tate, sua personagem, lê relatórios enquanto se exercita, não devolve o bom-dia de subalternos, marcha, em vez de caminhar, e nunca avisa que uma conversa terminou – apenas passa a ignorar o outro. Até a maneira como se arruma, com terninhos bem cortados e rabos de cavalo esticadíssimos, parece ser calculada para torná-la mais aerodinâmica e otimizar seu tempo. Margaret é particularmente impiedosa com Andrew, seu assistente, que trabalha com ela há três anos por esperar que a chefa um dia faça justiça ao seu trabalho e o promova a editor. Andrew odeia Margaret. Mas vai ter de se casar com ela, porque ela assim o chantegou: ela é canadense e deixou seu visto expirar,sendo assim deportada a menos que se case com um cidadão americano. Andrew nãodeixa barato e, depois de saber dos riscos judiciais que corre por corroborar com a fraude e ainda assim consentir - sob chantagem - para virar editor assim que tudo aquilo terminasse, faz com que Sandra fique de joelhos diante dele para pedi-lo em falso casamento; que seja, mas de joelhos.



A partir daí, Andrew e Margaret viajam para a casa dos pais dele, no Alasca; em vez de caipiras que abatem alces, ela encontra uma família riquíssima, e o casal - que a princípio se detesta - vai ter que fingir se amar, em meio a beijos de mentira, abraços forçados e situações BEM embarassosas (que Sandra e Ryan excecutam com brilhantismo). E, com o tempo, descobre-se; como já era esperado, que por trás da bruxa existe uma princesa. Quem sabe no que isso vai terminar?


Tudo bem, não é uma história nada original, temos de admitir. Mas não é à toa queo filme vem sendo sucesso de bilheteria em todos os países exibidos. O filme é engraçado do início ao fim, Com uma Margareth metódica, desastrada, arrogante, meiga e completamente hilária (como se todas essas combinações fossem possíveis), um Ryan politicamente correto, frustrado com o relacionamento paterno, determinado e complacente, uma vó mais esperta que todo o resto do elenco, uma mãe coruja frustrada com seu distanciamento do se único filho - e o inacreditável Ramone, com diversas aparições nas cenas mais engraçadas do filme - como quando ele é stripper de uma boate para onde Sandra é levada pela família do noivo ou como padre.


Em uma das cenas mais comentadas, Margareth e Ryan se esbarram nus - e caem no chão um sobre o outro. Sandra mostra seu invejável corpo, até porque ela já conta 44 anos. Além dessa cena, existe a dança de Margareth na floresta, sua interpretação de chefa impiedosa, as famosas "manhãs" - quando assitirem vão entender - entre diversas outras. Tenho duas boas palavras para o filme: Hilário e IMPERDÍVEL. Confiram, depois me digam o que acharam (:
Olhaissodaí.
C.

2 comentários:

  1. Esse filme realmente é muito bom. Gostei do seu blog, ainda mais agora que eu ando vendo muitos filmes :)

    ResponderExcluir
  2. Eu ia ver ontem! Mas me obrigaram a ver Harry Potter... DE NOVO U.U Parece legal.

    (Eu ia ver INimigos Públicos ontem tambem HAHAHA)

    ResponderExcluir