24 de julho de 2009

GRIPE SUÍNA (H1N1) COM OS DIAS CONTADOS

O Ministério da Saúde informou no último sábado 18 que a vacina para combater a gripe que vem deixando um rastro de morte por todo o mundo já está sendo produzida. Segundo o Ministério, ela está sendo fabricada pelo Instituto Butantan, de São Paulo, no menor tempo possível. Isso porque o governo quer evitar uma possível epidemia na população que poderia ocorrer no próximo inverno; época em que o vírus se espalha mais facilmente. Assim sendo, a vacina para a gripe que, no Brasil já contaminou 1175 pessoas; vitimando 11 destas, está prevista para o próximo ano, 2010.



Acho muito válido o governo brasileiro ter a responsabilidade de tratar logo dessa vacina, evitando assim um futuro surto. De acordo com a infectologista Darcy Bellei, especialista no assunto, quem aprsentar febre acima de 38 graus, tosse e falta de ar deve procurar avaliação médica o mais rápido possível, ANTES DE 48 HORAS.



Gostaria de aproveitar e atentar também para uma terrível mania que os brasileiros têm, decorrente em grande parte do famoso "jeitinho brasileiro": a automedicação. Sem a indicação médica, tomar remédios para se livrar de males e incômodos é, sem dúvida, uma atitude perigosa e, no mínimo, irresponsável. Uma pessoa medicada errada coloca em risco a própria saúde, pois remédios adversos têm efeitos colaterais que podem corroborar com o quadro infeccioso/traumático que a pessoa esteja tentando combater. Ou seja, você toma o remédio pra melhorar disso, NÃO melhora disso e acaba ruim é daquilo, que antes não incomodava. Deu pra entender como é um risco desnecessário, sendo que pegar um ônibus, o carro ou um táxi e ir até um hospital não é úm esforço tão desumano assim, fala sério.



Além do aviso, vou deixar aqui também o link para o VÍDEO DA ENTREVISTA que o Jornal Hoje (Rede Globo de Televisão) fez com a infectologista Darcy Bellei.



No mais, sintam-se felizes, pois até o inverno do próximo ano estaremos, se tudo der certo (e se o Ministério da Saúde cumprir suas metas) protegidos da Influenza A (H1N1), nomes oficiais da famosa Gripe Suína. Entrevista com a Infectologista Darcy Bellei em relação à Gripe Suína Olhaissodaí ! C.

Um comentário:

  1. acho bom q pais consiga se previnir o mais rapido possivel,da minha familia 2 pessoas ja foram comtaminadas,e se deus quiser vao se livrar dessa terrivel duença.

    ResponderExcluir